segunda-feira, 12 de março de 2007

As Espécies de Dinossauros




Na Pré-História, muitos dinossauros vagavam na terra bem antes do homem chegar. Vamos ver uma lista das classes de dinossauros ( para ver maiores informações sobre os dinossauros, curiosidades, fotos e dados, clique sobre o nome):




Os Anquilossauros
Os Anquilossauros formam um grupo caracterizado por possuir armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e um bola de fortes ossos fundidos que era usada como arma de defesa. Os corpos dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram “blindados” por uma espécie de persiana óssea, muito eficiente em combates.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Cerátopsídeos


Os Cerátopsídeos cujo nome significa “cara com chifres”, eram todos quadrúpedes. Caracterizavam-se essencialmente pelo tamanho dos seus crânios, com grandes projeções ósseas que protegiam o pescoço, e pelos chifres que apresentavam no rosto, quer sobre os olhos, quer no nariz. Nessa família a diversidade de forma cranianas é surpreendente, possuindo até um dos maiores crânios entre os animais terrestres.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Estegossauros


O grupo dos Estegossauros recebeu esse nome por causa do Estegossauro e agrupa dinossauros que possuem diversas características em comum, como por exemplo: corpos gigantescos com cabeças minúsculas, fileiras duplas de enormes placas ósseas dispostas de ambos os lados da coluna vertebral, ferrões na cauda entre outros.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Nodossauros


Os Nodossauros eram um grupo de dinossauros encouraçados onde se teve o início de uma "corrida armamentista", onde dinossauros herbívoros e carnívoros disputavam que estava mais bem armado, é nesses dinossauros em que começam há aparecer os espigões e as armaduras compostas de placas ósseas. Suas cabeças eram estreitas e bem revestidas, seus corpos eram largos e atarracados, muito semelhantes a tanques de guerra. Eles se protegiam de predadores deitando no chão com a barriga para baixo e dando rabadas, as quais possuíam poderosos espinhos, em seus adversários.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Ornitópodes


De modo geral, a sua forma de andar faz lembrar a de aves corredoras, como o avestruz. Eram herbívoros. Entre eles, encontra-se o Iguanodonte, que deu nome à família dos iguanodontídeos, e o grupo dos chamados dinossauros “bico de pato”. Os Ornitópodes eram pequenos e ágeis corredores.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Prossaurópodes


Os Prossaurópodes viveram durante o período Triássico. Eram herbívoros e tinham pescoços compridos, podiam andar tanto em duas patas como em quatro patas, preferindo a posição bípede para correr, tinham garra no polegar da mão, pescoços compridos e tamanhos enormes. Os Prossaurópodes eram pacíficos e passavam o dia todo comendo.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Protoceratopsídeos




Os Protoceratopsídeos foram os primeiros dinossauros com chifres. Nenhum Protoceratopsídeos tinha chifres sobre os olhos e o chifre nasal não era totalmente desenvolvido ou nem existia. A "cobre-nuca’’ também era incipiente nestes animais e em nenhum caso conhecido apresentava ornamentação, reduzindo-se em alguns casos a um simples rebordo ósseo proeminente na parte de trás do crânio, e alguns conseguiam andar em duas patas, embora seja provável que passassem a maior parte do tempo pastando com quatro patas e só adotassem a posição bipedal para fugir dos predadores.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:






Os Saurópodes


Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros com bacia de réptil e vegetarianos. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuía na pata dianteira eram suas únicas armas de defesa além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:







Os Terópodes


Os Terópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros com bacia de réptil. Inclui uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o pequeno compsognathus, do tamanho de uma galinha, até o terrível Tiranossauro, alto como uma casa. Todos os terópodes eram bípedes e não utilizavam as patas anteriores para a locomoção. O que lhes permitia usá-las com outras funções, como capturar, dominar e matar as suas presas ou mesmo para manipular o alimento.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:



27 comentários:

Anônimo disse...

Que demais esses links dos dinossauros!!! muito bom, parabéns!

Anônimo disse...

nossa ficou muuuito legal essa coisa dos "links" pra cada nome de dinossarou! muito bom mesmo, ficou irado.. beijão meninas!

Anônimo disse...

Esses links são de outro site, seria legal vc mencionar isso e indicar os respectivos créditos !

Anônimo disse...

noooooossaaaaa!!!

mt legal!

esses dinos são d+! vo entra mais nesse site pra ver mais dinos!!!

d+ PARABÉNS!!!

principalmente o T-REX!!! :)

Anônimo disse...

Gostei de montão este site é d+ mesmo os dinos são muito bacanas principalmente o espinossauro.

Anônimo disse...

Show de Bola !!!!!

Ficou Excelent!!!!!

Anônimo disse...

cade os pterossauros???

Anônimo disse...

Essa e a melhor geografia de todas

Lorrany disse...

Muito bom esse site !
Foi o melho de todos que eu já vi !

Beth Miller disse...

muito bom esse site,meu filho esta fascinado.....

Preta Lopes disse...

Maravilhoso!!! Meu filho é fascinado pelos dinossauros e nós adoramos esse blog. Parabéns!!

rauane disse...

d+,esses dinos são incríveis se eu podesse eu voltaria no tempo e viviria com eles!!!!

Anônimo disse...

Ficou irado d+ meu quem fala é o Pedro

Anônimo disse...

É AE ViVIANE VAMO SAIR

Anônimo disse...

É AE ViVIANE VAMO SAIR

Anônimo disse...

QUE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ LEGAL

Anônimo disse...

Muito lgl !! Ajudou muito a minha pesquisa ! Amei a ideia dos links !!

Anônimo disse...

NOSSA QUE NOMINHOS VIU EU FIQUEI ABISMADA NOSSA SOBRE OS NOMES MAIS AS HISTORIAS SAO ESPETACULARES NOSSA ESTOU EMPRESSIONADA MUITO LEGGAL MAEMO?...

Anônimo disse...

vc é d+++++++++++++++++++++++++++
eu adorei o seu poust, eu sou apaixonada por moda, teatro e dinossauro, os meus favoritos sao velosiraptor, tiranossauro e titanossauro, mas principalmente o titanossauro, ouvi dizer que os paleantologos conciderao ele o mais valios. ai eu ameoi seu poust, espero que nao se importe se eu imprimir dinossauro por dinossauro para fazer uma aportila para mim, é que eu nao tenho muita paciencia de ler no pc, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
obrigada por entender tanto de dinossauros.
um beijo para vc e para o seu blog.
p.s
visita o meu tb
pena que no seu nao tem categoria de seguidores, senao eu te seguia.

Anônimo disse...

nossa eu amei assas historias e ja sei graças a isso oq eu vol ser quando crescer vol ser procuradora de fósseis obrigada e vol deixar mais comentarios até

marcele disse...

oii eu qeria conhecer qem pois isso aqi mais bom so posso agradecer mesmo porq graças a isso eu ja sei oq vol ser quando crescer procuradora de fósseis

Anônimo disse...

legal se eu voltasse no tempo se essistisse essa maquina eu ia me defender dos carnivoros de algum jeito ou eu treinava os herbivoros para me defender kkkkkkkkk mas legal o site

Anônimo disse...

Site Muito Legal deve ter um trabalhao mas esta mesmo muito legal .')

Anônimo disse...

Veio eu nao sabia q tinha tanto dinossauro assim oloco me... :o

Anônimo disse...

otimo
a historia dos dinossauros sempre deve ser contada.porque é bastante interesante.

Anônimo disse...

REPITIO ESSES DINOS

Ouranossauro
Parassaurolofo
Saurolophus
Tenontossauro
Ouranossauro
Parassaurolofo
Saurolophus
Tenontossauro
Ouranossauro
Parassaurolofo
Saurolophus
Tenontossauro


MAS FORA ISSO QUE É SO UM ERRINHO TA D+

fe disse...

Cade o Paquicefalossauro???????????????